Definindo a Pós-Arquitetura
Tempo de leitura: 05 minutos
Bom dia a todos,
Me chamo Sebastian Bogo, sou arquiteto e fundador da Banzo Starchitecture Offices.
Venho apresentar o “Monday’s Joint”, nosso novo blog onde traremos matérias, notícias e recomendações que complementem o universo da marca. Mas por hoje, apenas uma mensagem:
Sempre fui conectado com o mundo da moda, mas só comecei a entender isso durante a faculdade. Eu sempre fui o cara que os amigos enchiam o saco porque demorava muito para me arrumar. Até que, em 2021, a ideia da Banzo nasceu da simples dificuldade de encontrar as roupas que eu queria usar.

Estudo de referênias BZO21
Foi só em 2023 porém, que tivemos nosso primeiro lançamento: uma coleção de 30 camisetas, dividas entre 6 cores, e estampadas por mim em 5 outras cores, o que resultou em peças únicas, que eu numerei e foram praticamente todas compradas pelos meus amigos. É claro que desde esse primeiro lançamento a empresa tomou novos rumos, se atualizou e hoje já não somos o que éramos no início. Muito disso foi consolidado durante o curso de arquitetura, aliás, tudo que fazemos hoje na Banzo parte do pensamento arquitetônico e, cada vez mais, estamos fundindo esses universos.
Hoje atuamos em três principais canais: Moda, Arquitetura e Design. Ainda assim, exploramos outros campos, pois pensamos a empresa como multidisciplinar, sem barreiras para criação. Um exemplo disso é o set que produzimos para nossa última entrega “The Beauty of Imperfection”. Essa, que foi a nossa coleção mais ambiciosa até então, trouxe muitos conceitos que definem o que a marca é e códigos que ainda não haviam sido abordados nas coleções passadas.

set por DJ Jean Pereira, do duo Veraneio
Um dos pensamentos que mais consolidam o que estamos procurando é o conceito de Arquiteto vs “Arquiteto”, que nasceu de uma conversa entre Virgil Abloh e Rem Koolhaas sobre o novo papel do arquiteto contemporâneo. Esse, contrariamente aos antigos desenhistas, trabalha com algumas outras variáveis como: música, fashion e cultura. Nós na Banzo estamos procurando definir esse espaço, em que estudamos esses tópicos e, através do pensamento arquitetônico, entendemos como podemos intervir e melhorar o nosso ecossistema e o mundo. Em outras palavras, estamos “Definindo a pós-arquitetura”.

Architect vs "architect" - VA
“Banzo” é o apelido que meu irmão me dá desde que eu nasci, esse é o real significado do nome da marca. Mas, depois de muitos anos, na faculdade descobri outro significado para a palavra: banzos são elementos estruturais que compõem uma treliça (o que acabou virando uma das logos da marca).
Gostamos de fazer as coisas diferentes aqui dentro da empresa, soluções não ortodoxas são comuns e diárias, procuramos nunca olhar com uma visão simples para nada, afinal, as vezes os objetos mais simples são os maiores cases de um design bem sucedido.
Tentamos, muitas das vezes, apresentar a ideia antes do produto final. A Banzo fala sobre realidade, sobre erros, sobre cotidiano, nossos produtos refletem isso, nossas alfaiatarias nasceram da ideia de cortar barras de calças de ternos antigos, a nossa puffer tem propositalmente um erro claro de padronagem que, muitas vezes nossos clientes só percebem ao tocar na jaqueta pela primeira vez.
A ideia de abotoar uma camisa errado virou uma camisa torta.

Uneven white shirt
Apesar de toda essa conceituação, uma das nossas maiores preocupações hoje ainda é devolver pra terra o que tiramos dela. Todo o processo produtivo suja muito o mundo, então praticamos algumas ações para suavizar esse impacto:
- Trabalhamos apenas com confecções que respeitem a cadeia produtiva e as pessoas que participam disso, todos são vistos;
- Temos parcerias com projetos sociais que reutilizem nossos restos de tecido e estoques obsoletos para outras finalidades, desde a reciclagem até arrecadação de fundo para entidades e hospitais;
- Somos parceiros da iniciativa “1% for the Planet”, onde destinamos uma parte do nosso faturamento para causas ecológicas, como o plantio de árvores e regeneração de áreas degradadas;
- Oferecemos garantia vitalícia afim de reduzir o descarte e incentivar a economia circular.
Afinal, quem precisa de mais uma camiseta? De mais uma cadeira? Nós pelo menos entregamos um produto com uma ideia e ainda tentamos salvar o mundo no processo.
Agora, por que Starchitecture?
“It's hard to pinpoint when the "starchitect" became an object of ridicule. The term is a favorite of churlish commentators, who use it to mock architects whose increasingly flamboyant buildings, in their minds, are more about fashion and money than function.
"Let the 'Starchitects' Work All the Angles""
Sebastian Bogo Sperfeld
Founder at Banzo S.O.

